Reconstrução mamária: por que realizar?

A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora, que pode ser realizada após a retirada parcial ou total da mama em decorrência do tratamento contra o câncer. Obviamente, essa decisão cabe à mulher vítima do câncer. Há quem opte por não realizar o procedimento

.

Mas, a maioria das mulheres que passam pela mastectomia tem indicação para a reconstrução. Algumas delas enxergam a cirurgia como uma oportunidade única de recomeçar a vida depois dessa fase densa e de se sentir bem com o corpo.

É isso que percebo tanto no meu consultório, como no Hospital do Câncer de Pernambuco – onde sou responsável pelas reconstruções mamárias - e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.


Direito à prótese


Sempre ressalto isso e nesse texto não seria diferente: desde 2013, pela Lei 12.802/2013, a paciente mastectomizada tem o direito de realizar o procedimento de reconstrução mamária por meio do SUS.


A cirurgia plástica reparadora da mama pode ser realizada logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas. Caso a paciente não possa realizar a reconstrução imediatamente após a cirurgia, ela deverá ser encaminhada para acompanhamento clínico para ser feita meses depois.


A reconstrução da mama pode ser conseguida através de técnicas de cirurgia plástica que envolvem: prótese mamária, expansor de tecidos, tecidos, músculos e peles do abdômen ou músculo das costas com implante mamário. A reconstrução mamária busca restaurar a mama considerando a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia.


A reconstrução mamária é um procedimento que é emocionalmente gratificante para a mulher que perdeu a mama devido ao câncer. O método melhora radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida.


Posso afirmar que os resultados estéticos são bastante satisfatórios e as mulheres que se submetem à reconstrução sentem-se com autoestima bastante elevada.

Para maiores dúvidas, entre em contato: (81) 3019-1616 ou (81) 9.8273-1616


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle